Avançar para o conteúdo principal

A História do Artesanato


História

Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C.) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. Pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.
Historicamente, o artesão, responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.
A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimentas e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.
Revolução Industrial
Com a Revolução Industrial, teóricos do século XIX, como Karl Marx e John Ruskin, e artistas (ver: Romantismo) criticavam a desvalorização do artesanato pela mecanização. Os intelectuais da época consideravam que o artesão tinha uma maior liberdade, por possuir os meios de produção e pelo alto grau de satisfação e identificação com o produto.
Na tentativa de lidar com as contradições da Revolução Industrial, William Morris funda o grupo de Artes e Ofícios na segunda metade do século XIX, tentando valorizar o trabalho artesanal e se opondo à mecanização.Podemos pensar nos índios como os nossos mais antigos artesãos, já que, quando os portugueses descobriram o Brasil, encontraram aqui a arte da pintura utilizando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica - sem falar na arte plumária, isto é, cocares, tangas e outras peças de vestuário ou ornamentos feitos com plumas de aves.O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região. Porque ainda as pessoas perdiam mais tempo e tinham menos comida por isso trocavam comida por objectos. A terra era muito fertil mas para quem tinha terras nao cultivava!

texto retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Criando Ambientes .....Quando a ganga é rainha o resultado tem de ser espectacular.

Decoração de quarto em Ganga! A Ganga nunca sai de moda e na decoração deste quarto ela foi utilizada na colcha, nas capas para almofadas e nas cortinas. Completamente rendidos ou vão dizer que não? #sbpontosdefioscontados   #artesanato   #feitoàmão   #feitocomamor   #ganga   #jeans   #decoração   #patchwork Colcha e almofadas de patchwork em ganga. A colcha de retalhos feita com ganga possui várias tonalidades de azul e cinza, sendo o seu resultado incrível. #sbpontosdefioscontados   #artesanato   #feitoàmão   #feitocomamor   #ganga   #jeans   #decoração   #patchwork   Prendedor de cortina em ganga! Pequenos detalhes que fazem toda a diferença.  #sbpontosdefioscontados   #artesanato   #feitoàmão   #feitocomamor   #ganga   #jeans   #decoração   #patchwork

Cesto Rosa em Rede e Trapilho

Cesto largo feito com rede e trapilho cor-de-rosa! E que tal colocar algumas peças de fruta dentro? A sua cozinha ganhara mais cor...

Poltrona em garrafa Pet

A minha Poltrona! Uma excelente ideia para poltrona das bonecas, agulheiro, suporte de telemóvel ou até mesmo como decoração.  O Meu Cantinho! Clica Aqui!